DECIDINDO SER QUEM SOU


Muitos de nós temos relacionamentos que estão essencialmente baseados no medo da perda.  Escolhemos o que dizer ou fazer para manter a outra pessoa por perto.  Fui criada com o seguinte lema: “Deixe ele vencer.  Faça com que ele se sinta importante”.  O que eu ouvia era: “Seja menos do que pode ser ou você não será amada”.  Agora sei que qualquer um que me ame deseja que eu seja tudo o que puder ser, mas essa foi uma lição que demorou para eu aprender.  Não estou falando sobre ser competitiva; eu estou falando sobre busca e crescimento espiritual, me desenvolvendo naquilo que Deus tinha em mente para mim quando me criou.  Pessoas saudáveis não se sacrificam em favor do ego de outra pessoa.


Eu não sou alcoólica, mas tenho a doença da família porque fui afetada pelo alcoolismo de outra pessoa.  Usar essa doença como desculpa, é quase tão conveniente quanto usar a doença de outro como desculpa.  É como dizer: “Descobri que tenho diabetes, e assim que me sentir melhor, vou começar a usar insulina”.  Quando me ouço dizendo: “É claro que tenho medo de ser abandonada – É próprio a muitos de nós que fomos afetados pela doença do alcoolismo”.  O Al-Anon me ajuda a lembrar que hoje eu tenho uma escolha.  Posso decidir não esperar que o medo vá embora para iniciar minha recuperação.  Em vez disso posso tentar aplicar os Doze Passos (*) na minha vida.  Dessa maneira há a esperança de que, à medida que me recupero no Al-Anon, meu medo vai diminuir.









ORAÇÃO DA SERENIDADE:


Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope  logo abaixo, no rodapé desta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.