DEPOIMENTO DE UM HOMEM: ROMPENDO O ISOLAMENTO


Como homem no Al-Anon eu gostaria que houvessem mais homens no programa.  Algumas vezes me sinto como embaixador do meu sexo, e não me sinto à vontade nesse papel.

Conheço vários homens no Al-Anon que, como eu, cresceram no alcoolismo.  Eles me ajudaram a compreender e aceitar o isolamento em que eu vivia e que até cultivava.  Ao me sentir mais perto dessas pessoas, comecei a me sentir mais perto de mim mesmo.  Ao ouvir quanto estes homens lutaram para conquistar a intimidade em suas vidas e abrir espaço para os seus sentimentos, consegui ser mais gentil e mais compreensivo comigo mesmo.  A presença de homens no Al-Anon me ajudou a lembrar que o alcoolismo afeta a todos nós sem levar em conta o sexo ou os antecedentes, e que a dádiva da serenidade está a disposição de todos.




Você pode enviar essa postagem para alguém.  Basta clicar no envelope    logo abaixo, no rodapé desta mensagem.

PALAVRA AMIGA


PALAVRA AMIGA PARA QUEM ENFRENTA O ALCOOLISMO NA FAMÍLIA


O suave processo do Al-Anon se desenvolve pouco a pouco com o passar do tempo.  Mas quem enfrenta situações violentas, que potencialmente ameaçam a vida, pode ter que tomar decisões imediatas para garantir segurança para si e seus filhos.  Isso pode significar arranjar um lugar seguro com vizinhos ou amigos, pedir a proteção da polícia, ou deixar dinheiro e um jogo extra das chaves do carro num lugar onde possam ser encontrados a qualquer momento, em caso de emergência.  Não é preciso tomar uma decisão que resolva o problema para sempre – basta escapar do perigo, até que este processo de compreensão, aceitação e ação nos liberte para que possamos assumir, por nós mesmos, decisões com as quais possamos viver.


Qualquer pessoa que tenha sido física ou sexualmente violentada, ou apenas ameaçada, pode sentir pavor de tomar qualquer tipo de atitude.  Talvez lhe seja preciso até a última gota de coragem e de fé para agir de forma decisiva.  Mas ninguém tem que aceitar a violência.  Não importa o que parece desencadear o ataque, todos nós merecemos estar a salvo.


O propósito do Al-Anon é ajudar familiares e amigos de alcoólicos.  Em nossas reuniões, procuramos encontrar ajuda e apoio na luta contra os efeitos do alcoolismo.  Com o tempo descobrimos que os princípios do programa podem ser praticados “em todas as nossas atividades”.  Mas, às vezes, para atravessar situações especialmente difíceis, talvez precisemos de ajuda e apoio mais especializados, como terapia ou aconselhamento legal.  Muitos de nós temos sido beneficiados por cuidar dessas necessidades, além de participar do Al-Anon.



Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope    logo abaixo, no rodapé desta mensagem.

COMPARTILHE ESTAS MENSAGENS


Nós, coordenadores do Al-Anon ES criamos um blog http://alanon-es.blogspot.com.br que é compartilhado  entre todos os membros do Al-Anon de mundo inteiro , declarações que  nos ensinam  a  trocar ideias para crescermos e juntos também almejarmos a felicidade. Sabemos que como familiares e amigos de alcoólicos sofremos muito e com muita boa vontade e fé tentaremos praticar o hábito de escrever e compartilhar anonimamente este meu pedacinho de vida que sendo lido por outros nunca estaremos sós e juntaremos força para renascermos e olharmos com outros olhos o alcoólico que está muito doente. Mas agora que estamos construindo o nosso coração com mais amor distribuiremos a vida de uma forma mais leve , mais cheia de luz.

Por isso, este blog poderia receber várias declarações , mesmo que seja uma linha, para que cada dia tenhamos mensagens de esperança ou pedidos de ajuda que será ouvido por muitas pessoas.

A cada declaração, comente, vamos comentar muito, pois os comentários são também  declarações.

Este BLOG é coletivo, é a soma de várias expressões para gerar uma energia muito maior do que nós, minimizando nossos sofrimentos, despertando nossas emoções, acendendo a chama do Despertar Espiritual  e enquanto pedimos ajuda, conseguimos estender a mão para aquele que também precisa.

Por isso envie , sua depoimento, seu desabafo, sua acolhida para o comiteareaes@yahoo.com.br  , anonimamente que todos ficarão felizes em saber que não estamos sós.

 

 

Que comece por mim

(coordenadora da área de ES)
 


TENHA CORAGEM


Coragem (do latim coraticum, do francês coeur+age[1]) é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral.
Fonte: Wikipédia.



MARAVILHOSO VÍDEO SOBRE O TEMA:




O medo é o mais ignorante, o mais injusto e o mais cruel dos conselheiros.
(Eduardo Burke)




Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.
(Mark Twain)

Duas coisas indicam fraqueza – calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
(Provérbio persa)


Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo.
(Gustave Flaubert)



A dor alimenta a coragem. Não podes ser corajoso se só te aconteceram coisas maravilhosas.
(Autor desconhecido)



As tempestades, o nevoeiro, a neve, são coisas que por vezes te atrapalharão. Nessa altura, pensa em todos os que as conheceram antes de ti, e diz simplesmente: o que os outros conseguiram também eu hei-de conseguir.
(Saint-Exupéry, Terra dos Homens)


A primeira qualidade do caminho espiritual é a coragem. O mundo parece ameaçador e perigoso para os covardes. Estes procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafios, e armam-se até aos dentes para defender aquilo que julgam possuir. Os covardes acabam construindo as grades da própria prisão.
(Ghandi)

Todos os dragões da nossa vida são talvez princesas que esperam ver-nos um dia belos e corajosos. Todas as coisas aterradoras não são mais, talvez, do que coisas indefesas que esperam que as socorramos.
(Rilke)








DESLIGAMENTO EMOCIONAL COM AMOR


Meu marido e eu não encontramos imediatamente uma nuvem cor-de-rosa quando entramos para o AA e Al-Anon; não tivemos uma fase de lua-de-mel como muitas pessoas parecem ter tido.  Os dois primeiros anos de sobriedade foram piores do que qualquer coisa que tenhamos tido durante o alcoolismo ativo.  Eu estava confusa, e ainda não tinha absorvido os ensinamentos do Al-Anon que poderiam impedir de me sentir desesperada por seu comportamento.  Pela primeira e única vez em nossa vida de casados ele se tornou verbalmente tão agressivo, que era quase impossível acreditar.

Fizeram-me lembrar de que, para o alcoólico, beber não é o problema – é a solução.  O álcool servia para ele como fonte de segurança, coragem e serenidade.  Agora, ele muitas vezes entra em pânico, porque ainda não encontrou outras fontes para suprir essas necessidades muito reais. 

O Al-Anon não promete salvar casamentos,  só promete sanidade!  Se você quer conservar o casamento,  disseram eles, então aceite o fato de que você não conseguirá um comportamento saudável de uma pessoa doente, nem afirmações lógicas de uma pessoa ilógica.  Isso também inclui a mim.  Eu esperava melhorar imediatamente.  Agora sei que, talvez eu nunca fique boa, mas ficarei sempre melhor e posso me tornar mais delicada com ele e comigo mesma. 

Também me fizeram lembrar de que não aceitamos o inaceitável, e que esse inaceitável varia de pessoa para pessoa.  Aquilo que eu não poderia aguentar por cinco minutos, talvez você possa tolerar sem dificuldade e vice-versa.

Ele me disseram para examinar a possibilidade de que eu possa ter necessidade de um casamento doentio.  Talvez eu tenha necessidade de sofrer de alguma maneira, de ser maltratada, e que conseguirei isso, não importam as circunstâncias.  Pensei muito sobre isso, antes de concluir que, no meu caso, não era verdade. 

Naquela época me recomendaram, especialmente, que não ficasse caminhando sobre ovos, com medo de despertar a cólera dele.  Me disseram que um alcoólico controla a sua família pela bebida: “Não faça isso porque papai pode se embebedar”.  É um processo bem pequeno, quando ele começa a controlar pela ira: “Não faça isso porque papai pode ficar furioso”.  Aprendemos que, sempre que agíssemos com amor e cortesia, ficar furioso era problema dele.
Tudo isso era muito útil, mas eu precisava de sugestões específicas e concretas sobre como proceder, então me deram três que, realmente, me sustentaram durante aqueles meses:

1    1) Construa um escudo invisível entre você e ele, um escudo de amor.  Use-o quando começar a agressão, as palavras vão se chocar no escudo e cair sem atingir você.  Procure visualizar esse escudo com precisão; faça com que ele seja real em sua mente.

      2)  Lembre-se de que ele só tem um ou dois anos no AA, e que é muito parecido com um bebê nessa idade, que bate nas pessoas que o estarão carregando.  Nós não costumamos bater de volta.  Somente o seguramos bem afastado para que não nos atinja.

      3) Quando ele estiver despejando essa torrente de palavras desagradáveis, disseram eles, imagine-o dizendo essas coisas numa janela de hospital para doentes mentais.  Assim, será que elas a ofenderiam?  Não, pensei eu, porque eu saberia que ele era um doente, e que não eram dirigidas contra mim pessoalmente.  Eles me sugeriram que toda vez que isso acontecesse, eu desenhasse mentalmente uma janela ao redor dele e me desligasse, como se ele estivesse realmente hospitalizado.  Funcionou de maneira surpreendente! Nem posso lhes contar contas centenas de vezes eu desenhei janelas em volta dele e quanto me senti aliviada como resultado. 
   
  Eu não teria conseguido viver assim indefinidamente.  Certas pessoas não mudam; mas o meu marido mudou.  Aquela foi uma fase de sua recuperação, assim com tem havido outras fases dolorosas, e todas passaram.  Seu padrinho continua dizendo sempre: “É impossível ir às reuniões regularmente e nunca mudar.  Ou você muda, ou vai se sentir tão perturbado que vai deixar de ir às reuniões”.  Nós mudamos.



Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope    logo abaixo, no rodapé desta mensagem.

SELEÇÃO DE VÍDEOS E REPORTAGENS


VOCÊ JÁ CONHECE NOSSA SELEÇÃO DE VÍDEOS?  NELES VOCÊ PODE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA DO ALCOOLISMO, SOBRE O GRUPO DE FAMILIARES AL-ANON.  ACESSE OS VÍDEOS, CLICANDO NOS LINKS ABAIXO EM AZUL.


AL-ANON PARTE 1

AL-ANON PARTE 2

ALCOOLISMO: SAIBA COMO RECONHECER A DOENÇA

ADOLESCENTES E O ÁLCOOL

ESTATÍSTICAS: ALCOOLISMO COMO DOENÇA

A DURA REALIDADE DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA






VOCÊ PODE ENVIAR ESTA PÁGINA PARA ALGUÉM QUE ESTEJA PRECISANDO.  BASTA CLICAR NO “ENVELOPE”QUE APARECE NO RODAPÉ DESTA POSTAGEM.

SEJA BEM VINDO AO AL-ANON

Bem vindos ao Blog do Grupo de Familiares Al-Anon



Seja bem vindo!!!!      Instruções gerais:


Cadastre seu e-mail para receber novas postagens.   O processo é feito através de um software.  Os e-mails cadastrados não são visíveis a ninguém.  A caixa fica logo alí, no lado direito desta página.


DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG
Parte superior do formulário
DIGITE SEU E-MAIL:
Delivered by FeedBurner
Parte inferior do formulário

Aqui, você pode comentar cada postagem ou, simplesmente marcar nos botões abaixo de cada postagem, indicando se estas informações foram úteis e/ou construtivas a você.

Adorei  /  Bom  /  Razoável  /  Não Gostei

Caso você conheça alguém que conviva com o problema do alcoolismo, indique este blog.  Você pode escolher a postagem que desejar "       " e clicar no envelope no rodapé deste e-mail.  Assim, você envia a postagem para o e-mail de quem você desejar. 

Em todo o lado direito deste Blog, é possível:

- Participar de nossas enquetes;
- Cadastrar o recebimento de novas postagens por e-mail (anonimamente);
- Acessar os vídeos com informações e depoimentos;
- Acessar todas as nossas postagens antigas, mês a mês;
- E por fim, saber um pouco mais de quem somos nós:  Al-Anon, Grupo Visão – Vitória/ES.


Conseguimos reunir um farto conteúdo de informação e troca de experiências sobre a doença do alcoolismo.  Você pode procurar em nossas postagens mais antigas, mês a mês ou, usar a barra de pesquisa no canto superior desta página, conforme o desenho abaixo.  Digitando a palavra chave do que você procura, automaticamente é feita uma pesquisa dentro deste blog.  Experimente!!!



                                                                                                                                             


Somos mães, pais, filhos, irmãos, irmãs, amigos... SOMOS FAMÍLIA dentro e fora do Al-Anon.  Este blog é o nosso espaço.  Junte-se a nós!  Ajude, divulgue e compartilhe.  Sua contribuição é muito importante e, para contribuir, basta participar.  Nossos depoimentos podem lhe ajudar, mas o seu depoimento também ajuda muitas outras pessoas.  Compartilhe suas experiências, suas angústias e vitórias sobre o alcoolismo, por que...

... Quando alguém, em qualquer lugar pedir ajuda, que a mão do Al-Anon e do Alateen esteja sempre ali... E QUE COMECE POR MIM!!!!


Desejamos à você 24h de muita SERENIDADE e PAZ!!!


Al-Anon, Espírito Santo.