DEPOIMENTO: TRABALHAMOS JUNTOS O PROGRAMA


Quando fui a minha primeira reunião Al-Anon estava cheia de medo, sem esperança no futuro e frenética por uma solução do problema de bebida do meu marido.  Durante aquela reunião ouvi palavras como: desligamento emocional, um dia de cada vez, solte-se e entregue-se a Deus.  Naquela reunião ouvi palavras como alcoólico, fé, serenidade, e frases como: desligamento emocional, um dia de cada vez, solte-se e entregue-se a Deus.  Aquela noite foi um momento decisivo da minha vida pessoal e de casada, embora na ocasião eu não tivesse percebido até que ponto.  Continuei indo às reuniões e, pouco a pouco, minha perspectiva mudou.



Acho que o maior desafio que qualquer mulher pode enfrentar é o de ser casada com um alcoólico.  Ele sofre de uma doença que não pode ser tratada pela medicina, uma doença que afeta toda a família de maneira emocional e espiritual.  Atualmente, um número cada vez maior de homens e mulheres estão procurando o AA antes de atingir o triste fundo do poço, porque tiveram informações a respeito da doença.

Aprendi a aceitar o fato de que o meu marido é um alcoólico, no decorrer da freqüência as reuniões de Al-Anon.  Aprendi que nós dois éramos impotentes perante o álcool, e que eu também estava doente.  Aprendi a ajudar a mim mesma e, quando comecei a reconstruir a minha própria disposição de ânimo e a mudar minha própria atitude em relação à sua doença, as coisas começaram a melhorar.  Não é fácil aprender um novo modo de vida e praticá-lo todos os dias, mesmo quando surge uma crise que põe à prova toda a nossa sabedoria do Al-Anon.  Entretanto, progredindo um dia de cada vez, se apegando àquilo de bom que aconteceu ontem e esquecendo o mau, um alicerce sólido vai sendo construído aos poucos.

O Al-Anon nos dá a capacidade de nos elevarmos acima da infelicidade que antes nos mantinha sob seu jugo.  Podemos sair da montanha russa e seguir pelo nosso próprio caminho firme.  Este é um pequeno milagre na vida de muitos de nós.

Durante os últimos meses de alcoolismo ativo do meu marido foi difícil me manter desligada emocionalmente dele.  Nosso filho era então um bebê, e devo ter empurrado seu carrinho por centenas de quilômetros só para sair de casa.  Afastar-me fisicamente da situação me ajudou muito.  Eu tinha aprendido isso no Al-Anon.

Às vezes temos que ser atrizes ao praticar o programa Al-Anon.  Temos que assumir uma expressão calma quando por dentro estamos aos pedaços.  Descobri que se fizesse isso com bastante freqüência, com o tempo se tornaria natural.

Antes do Al-Anon eu odiava a nossa casa e achava que as coisas fossem melhorar se nos mudássemos.  Agora sei que a mudança precisa vir de dentro.  Ainda estamos na mesma casa e eu a adoro.


Agora que meu marido está sóbrio em AA, encontramos juntos um laço maravilhoso ao tentar passar adiante aquilo que aprendemos.  Ao mesmo tempo, ainda estou aprendendo.  Nossas reuniões sempre trazem um nova compreensão aos novos problemas.  Cada dia, temos a possibilidade de nos movimentar para frente ou para trás.  O tempo não nos permite ficar parados.  Cabe a cada um de nós, desenvolver e crescer, emocional e espiritualmente.

Sei que hoje sou uma pessoa diferente, estando melhor informada sobre o alcoolismo.  O bem decorrente desta experiência é muito enriquecedor.  Encontrei uma forma de vida que é aplicável a qualquer situação.  Tenho encontrado conforto em compartilhar com aqueles que compreendem, e uma recompensa inestimável ao ajudar os outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.