PORQUE CONTINUEI VOLTANDO


Para responder a esta pergunta voltarei ao meu primeiro dia na sala de AL-ANON. Cheguei com o seguinte pensamento: “Acho que estou no lugar errado! Esse lugar não parece ser pra mim, mas se for importante para meu familiar, então eu ficarei e farei tudo que for preciso!” Ao mesmo tempo em que estava determinada a ajudar meu familiar me sentia fracassada por estar indo buscar ajuda, pois fui ensinada que pedir ajuda é delegar ao outro as soluções por incapacidade. Porém o acolhimento que me foi proporcionado logo afastou este sentimento, dando lugar a uma sensação de estar sendo aceita de forma positiva e incondicional.
  
No início da reunião alguém me disse: “hoje você é a pessoa mais importante para nós”, confesso que me assustei, como assim?  Estou aqui pelo meu familiar e não por mim, mas logo em seguida me veio à reflexão: nossa! É a primeira vez que ouço que sou importante para alguém! A fala desta pessoa por um momento me levou a prestar atenção em mim, algo que não fazia há muito tempo ou talvez nunca tivesse feito. Estava tão mergulhada no sentimento de alto-piedade que não havia me dado conta o quanto estava afastada de mim mesmo.
 
Freqüentar as reuniões do AL-ANON significou muito pra mim, elevar minha autoestima, descobrir minha capacidade, acreditar em mim mesmo, e isso se deve ao empenho dos membros que também um dia chegaram com os sentimentos confusos como eu. Por isso sabem respeitar e acolher do mesmo modo que um dia também foram acolhidos.

Porque eu continuo voltando? Simples!  Aprendi no AL-ANON que não preciso abrir mão de mim para cuidar do outro, levei isso tão a sério que conclui uma faculdade, algo que não me via capaz de dar conta, estou me sentindo realizada e fortalecida para continuar convivendo com o alcoolismo sem permitir ser afetada. Portanto volto por querer acolher os que chegam, assim como eu fui acolhida, pois sempre que voltava das minhas férias de faculdade as pessoas estavam lá, com as portas abertas para continuar me recebendo, com o mesmo acolhimento do primeiro dia. Volto principalmente por gratidão, pois sinto que  por mais que eu preste serviço a este grupo ainda assim me sentirei em dívida, por considerar que, o que me proporcionaram não tem preço.


Ao AL-ANON minha eterna gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.