A CONVIVÊNCIA COM UM FAMILIAR ALCOÓLICO


Tão difícil quanto conviver com um familiar alcoólico, é admitir que eles também possuem qualidades... e muitas!  Difícil também é enxergar, em meio a tantas situações difíceis, que somos tão imperfeitos quanto eles, apesar de não estarmos reféns da doença do alcoolismo.  A doença nos cega para as qualidades de nosso ente querido, fixando 100% de nossa atenção para os problemas relacionados à bebida. 

O programa Al-Anon é imprescindível para nos lembrar que, também somos imperfeitos, que também precisamos fazer, periodicamente, um inventário de nossas ações e pensamentos.  Sem isso, estaremos fadados a mergulhar em uma postura de alto piedade e falsa perfeição.


A convivência com um familiar alcoólico é, de longe, algo prazeroso e agradável.  Mas se olharmos atentamente a nossa volta, será que o “gramado do vizinho” é tão verde assim?  Devemos aceitar os desafios que a vida nos impõe, tendo sempre bom ânimo e esperança.  Precisamos confiar na sabedoria e justiça do Poder Superior, acreditando que dias melhores virão e, assim como os outros desafios de nossa vida, seremos capazes de superar.  24h de cada vez!

Desejo profundamente que minhas palavras possam levar um pouco de ânimo e esperança a todos aquele que, assim como eu, a cada 24h encontram forças para continuar essa jornada.  Sem desanimar.  Com bom humor.  Às vezes chorando,  às vezes sorrindo.  Sempre com fé e esperança.

Só por hoje, eu tentarei ser feliz com o que a vida me oferece neste instante.  Só por hoje, não pensarei em todas as coisas ruins que me cercam.  Minha atenção estará focada em contemplar a beleza da vida, principalmente nas pequenas coisas.

Uma Al-Anon em recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.