PRATICANDO OS PRINCÍPIOS

Os instrumentos do programa Al-Anon nos permitem tomar parte ativa no processo de aceitação, que às vezes é lento e sutil.  Por exemplo, os lemas de Al-Anon, como “Viva e deixe viver”, “Vá com calma”, “Até que ponto isso é importante?” e “Que comece por mim” muitas vezes, podem convergir nossas atitudes para uma direção positiva.  Atividades construtivas, como o envolvimento em serviço no Al-Anon, ajudam a muitos de nós a permanecer intimamente ligados aos princípios básicos do Al-Anon.  Eles nos proporcionam um contato íntimo com outros membros da associação quando, de outra forma, poderíamos nos sentir isolados.

O Passo Quatro ( 1), um minucioso e destemido inventário moral, que examina nossa condição, pode ajudar a por em ordem nossos sentimentos, escolhas e responsabilidades.  Vagas projeções de desastres podem ser identificadas e desafiadas.  Podemos descobrir comportamentos ou atitudes que nos beneficiavam no passado, mas que não nos servem mais.  Honramos a nós mesmos quando tomamos tempo para examinar profundamente nossa realidade.  Quando fazemos o Passo cinco (2) e compartilhamos o que aprendemos com outra pessoa assim como com o nosso Poder Superior, demonstramos disposição para mudar.

Mesmo depois de identificar e admitir defeitos de caráter específicos, muitos de nós achamos que eles ainda persistem.  Às vezes temos que aceitar a nós mesmo, nossos defeitos e tudo o mais, antes de que estes defeitos sejam removidos.  À medida que continuamos a perceber os efeitos dessas atitudes e padrões de comportamento que não nos servem mais, fazemos o Passo Seis (2) ficando inteiramente prontos para que Deus os remova.

Pode exigir humildade descobrir que, apesar de fazer a nossa parte, somos impotentes para eliminar sozinhos nossos defeitos.  Precisamos fazer o Passo Sete (2) e pedir a ajuda de nosso Poder Superior.  Muitos de nós achamos que esse pedido é um dos mais eficazes instrumentos de recuperação do Al-Anon.  Mesmo que tenhamos lutado com a ideia de um Poder Superior, aprendemos que pedir ajuda funciona, não importa o quanto tenhamos duvidado.



( 1 ) Os Doze Passos Comentados – 1ª Parte:

( 2 ) Os Doze Passos Comentados – 2ª Parte:

Os Doze Passos Comentados – 3ª Parte:

Como funcionam os 12 passos:



Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope    logo abaixo de cada postagem, no rodapé do Blog.



Acesse nosso Blog, participe de nossa enquete e comente nossas postagens!  Você também faz parte deste Blog!   http://alanon-es.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.