UM LUGAR SEGURO PARA OS SENTIMENTOS


Na minha infância o alcoolismo ativo estava presente em nosso lar.  Grande parte dos maus-tratos que eu sofria era por negligência.  O castigo era ficar encerrada e sozinha.  Aprendi bem cedo a não falar.

Meu pai costumava me rebaixar, junto a outras pessoas, a quem chamava de idiotas, patetas e ralé.  Eu me encolhia de medo, dolorida e magoada, mas não falava.  Tinha medo do poder da língua dele:  Ela depreciava, denegria, rebaixava, humilhava, aviltava e esmagava.  Eu o chamava de brilhante.


Uma noite, num torpor alcoólico, meu pai empurrou minha mãe escada abaixo,  Ninguém abriu a boca sobre isto.  Eu abafei meus sentimentos de horror e medo.

Devido a este passado, eu não tinha recursos emocionais para lidar com as experiências que tive que enfrentar como adulta: violência verbal e emocional; mais tarde, intolerável agressão física e, depois, o divórcio.

No Al-Anon descobri  finalmente, um lugar seguro onde aprender a expressar sentimentos de maneira apropriada.  Quando outras pessoas compartilham nas reuniões, melhora a minha compreensão de meus próprios sentimentos.  O incentivo para compartilhar, a liberdade de falar, e o hábito de “raciocinar juntos” são maravilhosos.  Medo, raiva, ressentimento e hostilidade estão sendo substituídos por alegria, fé, aceitação e contentamento.



Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope    logo abaixo de cada postagem, no rodapé do Blog. 

Acesse nosso Blog, participe de nossa enquete e comente nossas postagens, assista nossos vídeos!  Você também faz parte deste Blog!   http://alanon-es.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.