O PRIMEIRO PASSO


1 – Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o controle de nossas vidas.



No Al-Anon aprendi que estou destinado a fracassar se quiser fazer alguém parar de beber, porque sou impotente perante o alcoolismo.  Outros companheiros também fracassaram, e apesar disso pareciam quase felizes em admiti-lo.  Com o tempo eu compreendi: soltando as rédeas dessa batalha que estávamos certos de perder, nos tornávamos livres.


Pouco a pouco aprendi que nada que eu fizesse ou deixasse de fazer convenceria a pessoa que amo a ficar sóbria.  Compreendi intelectualmente, mas demorou um pouco até que eu compreendesse com o coração.  Neste longo processo foram indispensáveis frequentes reuniões de Al-Anon, conversas por telefone e a leitura da literatura de Al-Anon.

Mais tarde, quando a pessoa que amo decidiu ficar sóbria, encontrei novas maneiras de aplicar este princípio de impotência.  Apesar de ficar tentado a conferir o número de reuniões que o alcoólico assistia, e de protegê-lo de coisas desagradáveis, eu havia aceitado que nada que eu pudesse fazer poderia interromper a sobriedade de outra pessoa.  Depois de um tempo, vi que meus medos tinham pouco a ver com o alcoólico. Em vez disso, eles indicavam que eu precisava trabalhar o meu programa.



PARA PENSAR HOJE

Quando consigo admitir que sou impotente perante o álcool, minha vida se torna mais controlável.  Hoje tomarei o caminho para a liberdade pessoal e a serenidade que surgem quando me rendo.


“Nosso crescimento espiritual é ilimitado e nossa recompensa é infinita se tentarmos aplicar este programa em todos os momentos de nossas vidas diárias”.
Os doze passos e as doze tradições do Al-Anon.





DEBATE ABERTO

O Primeiro Passo mudou alguma coisa em sua vida?  Como foi?  Em momento isso aconteceu?  Anonimamente, compartilhe conosco sua história!



Você pode compartilhar essa postagem com alguém.  Basta clicar no envelope   logo abaixo, no rodapé desta mensagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado pelos mediadores do Blog antes da publicação.

Para qualquer ajuda, dúvida ou esclarecimento de cunho pessoal, envie um e-mail para: grupovisao.es@gmail.com

Fraternalmente,

AL-ANON - Grupo Visão, Vitória - ES.